quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Somos escravizados por nós mesmos

Liberdade é utopia. Ouvi essa frase de um amigo e depois fiquei refletindo o quanto ela define o que ando sentindo atualmente. É que a cada dia mais eu acredito que sempre seremos escravos de alguma coisa qualquer. Olho para as pessoas e o reflexo que vejo é uma carência infinita tentando ser suprida por algo que naquele momento nos torna escravo. Seja lá o que for, um relacionamento, uma profissão, uma religião...sei lá! O que sei é em cada momento da nossa vida estaremos dedicando ao extremo em algo. Não que isso seja ruim, mas definitivamente não é bom também.

Basta ir em um bar qualquer, depois de uns bons goles para conhecer pelo um que é ou já foi escravo de relacionamentos. Aquela pessoa que independente de quem tenha aparecido, já quer ter algo a mais. Poxa, vai que eu não encontre mais ninguém! Que atire a primeira pedra quem nunca passou por um momento desses na vida. Ou até mesmo aquele relacionamento que já tem tempos que não anda te fazendo bem mais. Mas poxa, vai que eu não encontre mais ninguém! E não vem me dizer que isso não é escravidão.

Em relação a profissão já perdi as contas da quantidade de pessoas que conheço que não está satisfeita com aquilo que faz. E se alguém ousar em perguntar o porquê da pessoa não tentar algo novo, a resposta possivelmente segue na linha do medo. Poxa, mas e se eu largar essa profissão e a outra não der certo?! Ou até mesmo aquela pessoa que quer crescer tanto na profissão que acaba esquecendo de qualquer outra área da sua vida. Quem é que não conhece alguém assim?! Talvez eu seja até uma delas. E não vem me dizer que isso não é escravidão.

Com religião a situação é ainda mais extrema. Quando algo não está dando certo, são inúmeras as pessoas que tentam se agarrar a uma crença para tentar suprir aquilo que está mais ou menos. Poxa, em algum momento as respostas das minhas orações ei de vir. E não vem me dizer que isso não é escravidão. A verdade é que por mais que nada seja balanceado em nossas vidas, acredito que devemos dosar a atenção que damos para algumas áreas de maneira a não permitir que chegue ao estágio da escravidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário